domingo, 17 de outubro de 2010

SANTANA PELA SEGUNDA VEZ NO BRASIL: 1973,MUITO INCENSO E LONGOS SOLOS


Após participar como convidado especial do FIC(Festival Internacional da Canção) em 1971,Carlos Santana e sua turma retornaram ao Brasil dois anos depois. Em Novembro de 1973 a Santana Band voltaria e deixava registrado para posteridade uma sensacional apresentação no Maracanãzinho(Rio de Janeiro).O guitarrista se encontrava envolvido pelo misticismo e se dizia discípulo do gurú Sri Shinmoy ao lado do amigo John Mclaughlin(foto) com quem acabava de lançar o disco "Love Devotion Surrender"alem de"Welcome"da Santana Band.Assim como foi na primeira excursão Brasileira,um dos grandes destaques da Santana Band era o baterista Mike Shrieve,um garoro considerado uma grande revelação no instrumento,além do recem convocado Armando Pereza(Congas) que ao lado de Jose "Chepito" Areas(Timbales),davam show a parte.Enquanto isso a garotada desfilava seus modelitos do lado de fora do ginásio: Muito jeans com boca de sino,lantejoulas,rendas,bolsas tira-colo de couro,camisetas com estampas de bandas,botas de cano longo,sapatos plataformas e patchuli. Quando o show começou,Santana vestia uma túnica branca e tinha os cabelos cortados. No palco,muito incenso e duas imagens,uma do Sagrado Coração de Jesus e outra de Sri Shinmoy. Após a saudação inicial a pauleira começou,longos solos,percussão em brasa e entre as músicas do recem lançado Love Devotion Surrender,não faltaram os clássicos: Black Magic Woman/Gypsy Queen,Oye Como Va,Samba Pa Ti,Guajira e até uma versão de Quebra Pedra de Tom Jobim,rebatizada de Stone Flower contida no álbum Caravanserai(72).No encerramento eles tocaram Soul Sacrifice com o famoso solo de Shrieve. Santana ainda voltaria a se apresentar outras vezes no Brasil(Ele adora o nosso País),más essa de 1973 sem dúvida,foi inesquecível.

5 comentários:

  1. Tive o prazer de assistir a esse show. Foi desbundante.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Excelente depoimento! Eu estava lá. Tomei a liberdade de publicar no meu Facebook (com os devidos créditos, é claro!). Obrigado!

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10156884619586130&set=a.467232781129&type=3&eid=ARCaA7uD9sfFmt6qSMaBqAJrySqe2ioGNm8DtZB7_BE80GgigZi8-SksR-4pl7TEA26uTN8x_YPojiUh

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda com meus 15 anos só consegui ir por que meus pais obrigaram meu irmão mais velho a me levar, se não ele também não iria. Fui tomando esporro o tempo todo mais fui, ele e os amigos. Morávamos na Ilha do Governador pegamos o ônibus para o Castelo(Centro do RJ), soltamos na Leopoldina e fomos andando até o Maracananzinho. Muita gente na rua, estava muito cheio lá dentro e pior, não tinha mais ingressos para vender, por sua vez não conseguimos entrar e perdemos um senhor show. Para mim um moleque ainda meio careta, querendo entender o que se passava ao redor, valeu pelo passeio, ver a moda, as minas bonitas muitas da Zona Sul, Os Playboys com as motos japonesas que estavam mandando no mercado na época.
    Muita coisa nova que não esqueço até hoje.

    ResponderExcluir
  5. Também fui com meu namorado e meu pai!!!

    ResponderExcluir