sexta-feira, 15 de outubro de 2010

CLASSIC BOOTLEG : BOB DYLAN,NEIL YOUNG & THE BAND/SUPER GOLDEN RADIO SHOW # 27


Bootleg da série Super Golden Radio Show reunindo num mesmo palco,Bob Dylan,Neil Young e o grupo The Band.A apresentação foi realizada em San Francisco em 1975,local e data são ignorados.Trata-se de uma transmissão em FM com uma qualidade excelente.No set list estão músicas como: Helpless,The Weight,I Want You, e Knockin On Heaven's Door.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

STATUS QUO/REVISTA GERAÇÃO POP,JUNHO DE 1976


STATUS QUO
ROCK PESADO É COM ELES
Em matéria de rock pesado ou heavy metal rock,ninguém atualmente consegue superar a garotada Inglesa. Apesar de nascido nos Estados Unidos,foi na Inglaterra que o rock pauleira se desenvolveu através do The Who,The Kinks,The Troggs e mais tarde Black Sabbath,Led Zeppelin,Deep Purple,Uriah Heep e Bad Company. Hoje em dia o heavy metal rock tem tomado várias direções diferentes e entre os grupos mais importantes que tem dado as cartas neste 1976,está o Status Quo que há mais de 10 anos não deixa as turbinas esfriarem produzindo um rock pesado e básico da melhor qualidade.Ao vivo,o Status Quo tem um dos espetáculos mais impressionantes que já se viu. O guitarrista Francis Rossi fáz uma verdadeira ginástica no palco,servindo de ligação entre os músicos mexendo com o público,aumentando o volume do baixista Alan Lancaster sem ele saber....Enfim,criando um clima de loucura e muita alegria pra todo mundo dançar.Essa Zoeira começou em 1966 quamdo eles gravaram o disco "Pictures of a Matchistic Man",hoje considerado um dos grandes clássicos do rock e a mesma energia está no último LP deles lançado aqui no ano passado.que se chama "On The Level".
Matéria veiculada na Revista Geração Pop(Editora Abril)em Junho de 1976

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

CRÍTICOS DA PESADA : EZEQUIEL NEVES


O Frankstain do rock volta a atacar com sua fórmula corrosiva e assustadora.Mas dessa vez,substitui o som demolidor de LPS como Rock'n' Animal e Lou Reed Live por uma sutilíssima e sofisticada moldura instrumental.Mas isso não quer dizer que ele tenha renunciado totalmente sua fase de Rock 'n' Roller. A faixa "Ooooohhh Baby" é um dos rocks mais gostosos que tem pintado ultimamente,algo sacudido e debochado bem no estilo dos stones e nas outras músicas,ele continua narrando as fossas,alegrias e paranoias de personagens que habitam a barra pesada de Nova York.
O Crítico Ezequiel Neves Comentando o disco "Coney Island Baby" de Lou Reed para o Jornal em Cartaz(encartado na revista Geração Pop em Junho de 1976).

ROCK EM PÁGINAS


Com o final da primeira versão Brasileira da revista Rolling Stone no início dos anos setenta,algumas outras publicações apareceriam para o nosso contentamento.Entre várias que surgiram ao longo daqueles anos e nas décadas seguintes,duas foram de fundamental importância para nosso conhecimento sobre música principalmente o rock 'n' roll. Estou me referindo as revistas Geração Pop e Rock a História e a Glória,ambas contavam com um time de jornalistas especializados que era uma verdadeira seleção. A revista Geração Pop veiculou de 1972 até 1978 e costumava trazer matérias e entrevistas com os maiores nomes do Rock como tambem da música Brasileira,incluindo ainda posters e resenhas de lançamentos.Em alguns números a pop nos brindava com compactos ou flexdisc trazendo os hits de gente boa como Alice Cooper,Eric Clapton e Cat Stevens.Entre os Jornalistas resposáveis pela eleboração da revista estavam Ana Maria Bahiana,Ezequiel Neves,Nelson Mota,Júlio Hungria Tarik de Souza, Waldir Zwetsch,Monica Figueiredo e Oscar Pitta dentre outros. Algum tempo depois essa turma insatisfeita com o rumo que a publicação estava tomando(a pop se tornou uma espécie de revista voltada para a moda e comportamento juvenil)resolveram montar a Rock a História e a Glória.Contando com parcos recursos financeiros,Ezequiel Neves e Ana Maria Bahiana,lançariam a Rock com páginas em branco e preto uma espécie de fanzine,não importava e logo a revista se tornaria a principal atração da turma jóvem daquela época,era preciso reservar com o dono da banca ou então fazer assinatura senão ficava sem leitura.O grande lance da rock era as biografias que a cada número trazia um artista ou banda diferente,contando sua história e ainda informando sobre discografia oficial,bootlegs,letras traduzidas etc.Folk,blues.Jazz,kraut rock.o terço,mutantes,festivais enfim uma gama de informações que nos deixava sempre atualizados.A turma que nos passava toda essas dicas era: Ezequiel Neves,Ana Maria Bahiana,Tarik de Souza,Diter Stein,Martha Zanetti,Júlio Hungria,Glauco de Oliveira e Okky de Souza.Alguns números raros da Rock a História e a Glória e que fazem parte do meu acervo.Led Zeppelin-Lou Reed/Devid Bowie-The Who-Frank Zappa-The Beatles-Jimmi Hendrix-Deep Purple/King Crimson-Janis Joplin-Santana-Eric Clapton-The Rolling Stones-ELP-Yes-Pink Floyd-Jehtro Tull-The Allmman Brothers Band-Traffic-Johnny & Edgar Winter-Uriah Heep/Grand Funk Railroad-Mahavishnu Orchestra-Faces-Jeff Beck-Jefferson Airplane-The Doors-e Beach Boys. A partir de 1976 a rock passou a ser encartada no jornal de música e durou até 1979 aproximadamente.Confesso que mesmo com toda a tecnologia disponivel nos dias de hoje,meu acervo antigo de revistas especializada em rock 'n' roll ainda me serve de pondo de referência para consultas constantes.Outras leituras de peso:
Rock Espetacular: saiu em 1977 em tres edições trazendo como brinde compactos com músicas dos Beatles,Rolling Stones e Led Zeppelin.
As Melhores Bandas de Rock de Todos os Tempos: Edição especial da revista SomTres,Ana Maria Bahiana e José Emilio Rondeau,dissecam sobre 10 bandaças de rock,mas muita coisa ficou fora dessa lista.
O livro Negro do Rock/O Dicionário do heavy Metal: Os Jornalistas Leopoldo Ray e Gilles Philippe esmiuçam sobre as grandes bandas de hard rock e heavy metal,um belo trabalho para ler,guardar e consultar, sempre.
Com o passar dos anos outras surgiram: Cover Guitar-Metalhead-Metal Massacre-Mosh-Rock Life-Bizz-Top Rock-Roll-Metal-Heavy-Valhalla-Rock Hard e as ainda sobreviventes Rockbrigade e Road Crew.Que apareçam mais revistas especializadas em rock 'n' roll e as que passaram,que continuem fazendo parte de nossa memória.Nos agradecemos.
Ops: Esta materia presta uma homenagem à Ezequiel Neves.