quarta-feira, 7 de outubro de 2009

BLACK BONZO E BACKDRAFT : O novíssimo e Autêntico Rock 'n' Roll que vém da Suécia.


*Black Bonzo : Qualquer pessoa desavisada por certo pensaria tratar-se de uma banda dos anos 70 ao ouvir qualquer um dos tês Cds lançados por esse grupo.Surgido em 1998 na cidade de Skelleftea na Suécia,o Black Bonzo é escolado nos bons sons das antigas como Uriah Heep,Led Zeppelin,Kansas e Freedom só pra citar alguns,o visual dos rapazes também ajuda,todos tem aparência Freeks. A capa do primeiro álbum(foto) é uma mescla das artes finais dos trabalhos de Deep Purple e até do Kansas.Eles levam o som setentista tão a sério,que todos seus discos foram gravados com amplificadores valvulados e instrumentos vintages ou seja: Orgão Hammond,Mini Moog,Mellotron,Bateria Ludwig,Guitarra e Contra Baixo Fender. Essa turma,não quer nem ouvir falar em tecnologia de ponta.
BACKDRAFT: O Backdraft também contemporâneo do Black Bonzo,foi formado em 1997 na capital Stockholmo,já lançaram dois Cds e fazem um autêntico southern rock.Imagine ouvir Lynyrd Skynyrd,Molly Hatchet,ZZ Top e Blackfoot duas vezes mais pesados do que são.É justamente por esse caminho que o Backdraft tem seguido, tocando petardos como: Sugar Mama,Gypsy,Rising e Rise 'n' Shine que fazem parte do segundo e excelente álbum dos caras chamado " Second Coming ". O Backdraft apesar de Suéco, é uma verdadeira roadband acostumada tocar naqueles bares emfumaçados e cheios de servejeiros(que delícia!!), as margens da Rout 66.
Nota: Ambos Super Recomendados.
** Vamos Ouvir Rock Moçada!!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

CLASSIC ÁLBUM : Tudo Foi Feito Pelo Sol/Mutantes


ANO DE LANÇAMENTO : 1974
SELO : SOM LIVRE
ESTILO : ROCK PROGRESSIVO
* Se alguem lhe perguntasse qual o disco mais vendido da carreira dos Mutantes,você saberia responder? e se essa mesma pessoa lhe afirmasse que foi "Tudo Foi Feito Pelo Sol", você acreditaria?Más foi exatamente esse LP lançado em 1974 que mais rendeu financeiramente ao conjunto,mesmo contando somente com o guitarrista e vocalista Sérgio Dias Baptista da formação original.Em 1973 o rock 'n' roll feito no Brasil,atravessava um momento brilhante,o rock progressivo e o rock rural davam as cartas,a partir dessa excelente oportunidade os Mutantes já sem Rita Lee(Demissionária por não concordar com o rumo a lá Yes que os rapazes estavam tomando) gravaram o excelente" A E O Z", um trabalho últra- viajante concebido a base de muito ácido(LSD) e inspiradíssimo em Yes,Emerson Lake & Palmer e Crosby,Stills,Nash & Young.Os executivos da Polydor ouviram os acetatos e decretaram: Arquiva! Isso não vai vender,não vai tocar nas rádios e muito menos nas emissôras de TV.Com o tal decreto a fita máster foi parar nos depósitos empoeirados da gravadora e resgatada somente em 1992(Antes tarde do que nunca!) Além disso,Sérgio,Liminha e Dinho-Arnaldo já havia pulado fora para dedicar-se ao seu primeiro projeto solo "LOKI?"(Em breve no classic álbum),foram dispensados da Polydor.Sem Arnaldo,Sérgio Dias convoca Manito(ex Os Incriveis),começam a ensaiar más nada funciona,Manito então se manda para montar o Som Nosso de Cada Dia(Outra excelente banda) e Dinho resolve de útima hora tocar com Arnaldo Baptista.Os mutantes agora eram somente Sérgio Dias e Liminha os dois compõem quatro excelentes músicas e depois disso convocamTúlio Mourão(Orgão Hammond,Mini Moog e Vocal) e Rui Motta(Bateria e Percussão) por alguma razão não muito bem exclarecida,Liminha pede o boné e tambem vai se juntar a Arnaldo. Sérgio Dias resolve recrutar de imediato Antonio Pedro de Medeiros(Baixo e Vocal), alugam uma casa no interior do Rio de Janeiro(Petrópolis) e começam a refezer as músicas já trabalhadas - entre elas as que Sérgio e Liminha compuseram - e trabalhar em novas canções ensaiando full time,nesses ensaios o tema preferido deles para o aquecimento era "Close To The Edge" do Yes executado na íntegra.Após mais de 12 músicas prontas eles assinam com a Som Livre que reconhece um potencial imenso nos caras.O resultado de toda essa dedicação não poderia ser outro senão o lançamento do clássico " Tudo Foi Feito Pelo sol ". " Deixa Entrar Um Pouco D'agua No Quintal ", " Pitágoras " ," Desanuviar " , " Cidadão da Terra " e " Eu Só Penso Em Te Ajudar ", são músicas elaboradíssimas comprovando a competência dos músicos no nôvo direcionamento que Sérgio Dias vinha tentando dar aos Mutantes desde as gravações de"A E O Z " .Os antigos fãs torceram o nariz em compensação nóvos admiradores foram conquistados contribuindo o bastante para que esse álbum se tornasse o mais vendido da carreira do grupo.
Nota: Existe um Bootleg chamado Mutantes Ao Vivo Em Londrina - 1974(Eu tenho) , que tráz seis músicas das quais cinco delas foram excluidas do disco Tudo Foi Feito Pelo sol e estão inéditas até hoje em gravações oficiais,exceto Cavaleiros Nêgros lançada em compacto.
Após a excursão de Tudo Foi Feito Pelo Sol em 1974,Túlio Mourão e Antonio Pedro de Medeiros(que fêz parte da Blitz no inicio dos anos 80),deixaram os Mutantes,entrando em seus respectivos postos,Luciano Alves e Paul de Castro.Esse rodízio de integrantes iria até 1978 com a chegada de Fernando Gama egresso do vímana no lugar de Paul de Castro.Algum tempo depois Sérgio Dias resolveu encerrar definitivamente essa fase dos Mutantes para seguir uma carreira solo Internacional.
Foi lançado tambem outro bootleg em dois volumes contendo o registro do útimo show dos mutantes realizado em 06 de Julho de 1978 no teatro arena na cidade de Ribeirão Preto(SP). Nessa apresentação a banda era formada por: Ségio Dias(guitarra e vocal),Luciano Alves(Teclados),Fernando Gama(Baixo) Rui Motta(Bateria) e a vocalista Betina espôsa do baixista Fernando Gama.
Em 2008 o disco " Tudo Foi Feito Pelo Sol ",ganhou uma bela versão em digipack imitando a capa do vinil original e com três músicas bônus.
** Vamos Ouvir Rock Moçada !!!!