quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

PÉROLA ESCONDIDA : Abraxas Pool/Abraxas Poll - 1997

Ex brotheres de Carlos Santana que tocaram com o guitarrista de 1969 a 1972,resolveram matar a saudade do som cheio de swing daquela época e formaram o Abraxas Pool.Gregg Rolie(Vocal e Teclados),Neil Schon(Guitarras),Mike Carabello(Congas),Jose "Chepito" Areas(Timbales),Mike Shrieve(bateria) e Alphonso Johnson(Baixo: o único fora do período acima citado),só faltava mesmo o ex chefão.Quem ouve o disco tambem chamado de Abraxas Pool lançado em 1997,não pensa duas vezes e exclama. É Santana ! de fato,colocando o cd pra tocar tem-se a impressão estar ouvindo os três primeiros discos do Santana,Gujirona nos remete de volta ao clássico Guajira,Szabo tem os mesmos andamento de Samba Pa Ti, más nada de plágio é tudo dentro do profissionalismo que esses músicos sabem porporcionar.Neil Schon aprendeu o macete de solar tão bem quanto Carlos Santana é dificil não comparar,Gregg Rollie ainda é um grande cantor e organista(seu harmond ficou marcante na Santana Band),Mike Carabello,Jose Areas,Mike Shrieve(a imagem de Shrieve solando seu kit de Bateria em woodstock na música Soul Sacrifice é inesquecivel) e Alphonso Johnson continuam uma cozinha com muito molho e para carimbar de maneira bem saudosista o reencontro desses caras,eles regravaram a música "Jingo" grande hit que fêz parte do primeiro disco do ex patrão.Abraxas Pool/1997 um excelente disco que vale a pena ser garimpado.

CHUCK BERRY FIELDS FOREVER....Hail ! Hail ! Rock'n'Roll !

No início da década de 50 os grupos vocais negros de Doo-Wop, predominavam na programação das emissôras de rádio e televisão dos Estados Unidos como autênticos representantes do Rythm & Blues.O the Platters era o mais famoso deles com milhões de singles vendidos contendo baladas românticas e vocais bastante harmoniosos.Essa fase da música nêgra Americana não duraria por muito tempo até que em 1956 surgiu em Chicago um grande gênio e a principal influência de toda uma geração que ainda estava por vir,nascia assim o Rock'n'Roll na figura de um de seus maiores representantes,Chuck Berry.
Berry veio ao mundo em 18 de Outubro de 1926 em St Louis/Missouri,a carreira do músico se caracteriza pela fusão entre o rock'n'roll dos anos 50 com o rock contemporâneo,suas mensagens não falavam de amôres inocentes como os The Platters,más sim de sexo,carrões e garotas,tudo com muita ironia e sarcasmo,essas letras casavam perfeitamente com os riffs eletrizantes de sua guitarra influênciada pelo Blues.As Performances de Mr.Berry no palco,seriam copiadas por toda uma geração de talentos,de Keith Richards(Seu admirador # 1) a Pete Townshend,de Jimmi Hendrix a Alice Cooper.Com a chegada dos anos 60, o rock'n'roll começava a mudar,Elvis se retirava de cena pra servir o Exercito,Little Richards trocou a carreira artística pela religião,Buddy Holly e Eddie Cochran(Outro grande nome),já estavam mortos e o grande Jerry Lee Lewis havia retornado as suas raizes country.Chuck Berry tambem não escaparia desse reboliço todo.foi preso em flagrante por viajar com uma garota menor de idade(uma suposta namorada),sem o concentimento dos pais da moça-esse tipo de problema seria uma constante na vida do guitarrista.Berry cumpriu dois anos de cadeia e quando tentou retornar a Invasão Britânica já estava dando as cartas com a maioria das bandas vindas da Inglaterra prestando tributo ao mestre regravando suas canções,The Beatles e The Rolling Stones em seus primeiros álbuns fizeram várias versões para clássicos de Chuck Nerry e até hoje é dessa forma. A importância de Chuck Berry para a música é tão grande,que seria impossível qualquer comentário sôbre os primórdios do rock'n'roll,que não incluissem as profundezas das raizes lançadas por esse grande nome que foi um dos primeiros a criar os acordes daquilo que hoje em dia chamamos de Rock'n'Roll.
DISCOTECA BÁSICA:
After Schools Sessions..........1957
Chuck..Berry Is On Top........1959
On Stage..................................1963 (Ao Vivo)
Live At The Filmore Auditorium....1967
The London Chuck Berry Sessions....1972
Hail! Hail! Rock'n'Roll.........................1987(Ao Vivo,trilha sonora do filme homônimo)
The Chess Box.......................................1988

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Todos Numa Direção,Uma Só Vóz,Uma Canção....Hôo,Hôo,Hôo,Rock In Rio !


Hoje dia 11 de Janeiro de 2010 fazem exatamente 25 anos de estréia da primeira edição de um dos maiores festivais de música já realizado na América do Sul.O Rock In Rio! Entre MPB,POP e Rock Brazuca,sem dúvida alguma que os grandes ídolos do bom e velho rock'n'roll foi quem realmente fizeram a diferença.Em homenagem a este grande evento,fizemos um resumo dos dez dias mágicos que abalaram o nosso Brasilsilsilsilsil!!!!
11/01/85 Tocaram:
Ney Matogrosso,Erasmo Carlos,Baby Consuelo e Pepeu Gomes,Whitesnake,Iron Maiden e Queen.
Detalhes: 150 Mil Pessoas. A turma do heavy Metal caiu de pau malhando o cantor Erasmo carlos que se apresentou vestido de couro e tachinhas,cantando suas famosas baladas.Whitesnake com John Sykes,Iron Maiden e Queen,fizeram a galera delirar.
12/01/85 Tocaram:
Ivan Lins,Elba Ramalho,Gilberto Gil,All Jarreu,James Taylor,George Benson.
Detalhes: 250 Mil Pessoas. James Taylor abusou nas baladas estimulando altos beijos entre os casais presentes,enquanto isso All Jarreu decepcionado assistia a platéia ir embora na metade do seu show.
13/01/85 Tocaram:
Paralamas do Sucesso,Lulu Santos,Blitz,Nina Hagen,GoGo's,Rod Atewart.
Detalhes: 90 Mil Pessoas. Os paralamas e a Blitz já eram grandes nomes,más quem salvou o dia foi mesmo Rod Atewart.
14/01/85 Tocaram:
Moraes Moreira,Alceu Valença,George Benson,James Taylor.
Detalhes: 30 Mil Pessoas. George Benson tinha certeza que não iria agradar e deixou a bola para James Taylor fazer o encerramento.
15/01/85 Tocaram:
Kid Abelha e Os Abóboras Selvagens.Eduardo Duzek,Barão Vermelho,Scorpions,AC/DC.
Detalhes: 50 Mil Pessoas. O Barão Vermelho com Cazuza foi um delírio geral,más Scorpions e AC/DC foram os donos da festa. A Turma do HM novamente pegou um pra tirar sarro,desta vêz foi o Kid Abelha.
16/01/85 Tocaram:
Paralamas do Sucesso,Moraes Moreira,Rita Lee,Ozzy Osbourne,Rod Stewart.
Detalhes:40 Mil Pessoas.Os Paralamas estão mais entrosados,Rita Lee em sua fase mais pop não chegou a agradar,Ozzy bem gorducho ensandecia a todos e no final já por baixo de uma chuva torrencial,o escocês Rod Stewart dominava a platéia," Do Ya Thing I'm Sex ".
17/01/85 Tocaram:
Alceu Valença,Elba Ramalho,All Jarreue,Yes.
Detalhes: 40 Mil Pessoas.O Frevo e o Forró de Elba Ramalho tocado pra pouca gente,a chuva continuava caindo transformando o gramado da cidade do rock em lama pura.Enquanto isso a turma do rock progressivo ia chegando lentamente pra assistir o maior espetáculo da terra, o Yes.
18/01/85 Tocaram:
Kid Abelha e Os Abóboras Selvagens,Eduardo Duzek,LuLu Santos,B-52's,GoGo's,Queen
Detalhes: 250 Mil Pessoas.Lulu Santos até que fêz um show melhor nesse seu segundo dia,B-52's e GoGo's fizeram a felicidade dos new waves com destaque para os penteados das meninas do B-52's Cindy Wilson e Kate Pierson.Na hora do Queen a chatérrima "Love of My Life",foi cantada em uníssono entre Freddie Mercury e a platéia.
19/01/85 Tocaram:
Baby Consuelo e Pepeu Gomes,Whitesnake,Ozzy Osbourne,Scorpions,AC/DC.
Detalhes: 250 Mil Pessoas. Não há o que comentar era a hora e a vêz dos Hadbangers.estava tudo dominado.
20/01/85
Erasmo carlos,Barão vermelho,Gilberto Gil,Blitz,Nina Hagen,B-52's,Yes
Detalhes: 200 Mil Pessoas.Sem dúvida um dos shows mais esperados novamente foi o do Yes e que apresentação! Fecharam o evento de maneira brilhante com um set list maravilhoso,clássicos após clássicos além das músicas do álbum em divulgação 90125 isso sem falar no modelito exclusivo do Jon Anderson.
Ops: O Rock In Rio serviu tambem para despertar o interesse de muita gente pelo rock'n' roll,eu conheço várias pessoas que começaram a ouvir rock a partir do Rock In Rio.